sábado, 29 de março de 2014

Tutorial Volante Sorento Gol Bola

Adaptando Volante Sorento em Gol Bola



Depois de muito o pessoal que assistiu o vídeo me pedir para
montar um tutorial sobre a montagem do volante, e claro achar
tempo para fazer isso, vou tentar aqui explicar e dar as dicas da
melhor maneira possível para que possam reproduzir o meu feito.

Com um conhecimento de eletrônica, algumas ferramentas,
criatividade e paciência não será difícil.



 Lista de material



• 1 volante Kia Sorento

• 1 bucha adaptadora do Gol Bola

• 1 disco de contato da buzina do volante do Gol Bola

• 1 controle Remoto do aparelho de som

• 1 circuito RF 4 canais transmissor e 1 receptor

• 1 lata de espuma expansiva

• 1 pedaço de couro 40cm X 40cm

• 1 lata de cola Spray 3M número 90

• 1 tubo de cola Vedachoc

• 1 folha de lixa média

• 1 cola rápida Bonder, Loctite ou semelhante

• 1 suporte de duas pilhas pequenas 2 x 1,5v

• 15 micro relê

• 2 metros ou sobras de fio 1mm, variadas cores

• 1 pote de acrílico do 1,99

• 1 emblema pequeno de calota volkswagen

• 1 estanho

• 1 rolo de fita pano isolante

• 1 rolo de fita branca larga

• 2 pinos elástico 2mm

• 30 x 30cm de manta fina de fibra tramada tipo tecido

• 300ml de resina + catalisador



Ferramentas

• 1 estilete

• 1 chave T30

• 1 cachimbo 24mm

• 1 ferro de solda

• 1 pistola de cola quente

• 1 furadeira

• 1 broca 3mm

• 1 broca 2mm

• 1 soprador térmico

• 1 retifica de mão





Primeiro Passo



Conseguir o volante e o material da lista é primeiro passo, e de
definir em que carro vai adaptar o volante, neste caso vou mostrar
a instalação em um Gol, no qual temos que retirar a bucha original
Kia e fixar a bucha adaptadora do Gol antigo para o mais novo, não
tenho a informação certa do ano em que foi feita essa bucha, pois
tem Santana, Logus, Voyage e outros muitos modelos que usam a
mesma bucha. Nas casas de auto peças e autorizadas existem pra
vender e é barato.



 Foto Bucha Gol Bola


Segundo Passo



Para retirar a bucha Kia original será preciso uma prensa,
desmonte todo o volante deixando sem a parte de plástico e
circuitos. Aqueça com o soprador térmico o centro da bucha no
calor máximo e então já posicionado na prensa retire a bucha.

Pegue o volante mais a bucha adaptadora da volkswagen e leve a
um torneiro para fazer o encaixe da mesma, de forma que essa
cavidade fique um milímetro menor que a peça. Volte para prensa e
aquecendo novamente a cavidade para encaixar a bucha do Gol
sobre pressão. Assim que esfriar já não sairá mais do lugar, depois
de cima para baixo faça um furo 2mm atravessando o volante e a
bucha, passe um macho de fazer rosca M3 e coloque um parafuso
curto M3 a escolher. Isso coloquei por garantia.

Terceiro Passo

Com o volante sobre uma mesa forrada de preferência, pegue o
disco de contato da buzina e ajuste com a retifica de mão o centro
para que encaixe perfeitamente. Verificando a posição no carro de
modo que o destravador do pisca funcione, marque a posição e
faça a fixação do disco com Vedachoc. Por garantia também
coloquei dois pinos elástico de 2mm. Deixe secar por 3 horas.


                                                    Disco de contato da buzina
Quarto Passo

Agora vamos fazer o centro do volante a parte do emblema e da
buzina. Com o volante montado com as chaves e parte plásticas,
prepare uma estrutura metálica como alma e reforço da peça a ser
feita, utilizando os pontos de fixação onde si prenderia o airbag
original, pois está peça terá de ser removida quando necessário
para colocar e retirar o volante, neste caso usei tirantes com multi
furos e rebites. Aplique fita branca larga de modo que isole toda
parte interna e em seguida parafuse a alma metálica na posição
exata a ser coberta pela espuma expansiva.

A parte central ficará fixa, a parte do contato ( botão da buzina )
não tenho foto para mostrar, coloquei uma micro chave start abaixo
do emblema e outra no botão cancela do lado direito do volante
( comandos do piloto automático ).



Quinto Passo



Preencha o centro do volante com a espuma expansiva, não
aplique muito pois ela quase triplicara de volume. Deixe secar de
um dia para o outro para aí então começar a moldar, com o uso de
um estilete retire o excesso acompanhando sempre a curvatura do
volante.



Terminando essa etapa vem a parte de moldar a base em fibra e
adicionar a medida em círculo que servirá para fazer o baixo relevo
para encaixar o emblema, quando fiz este primeiro volante o único
emblema que eu tinha em mãos, era um grande retirado de uma
calota de um Fox. Usei como base uma tela plástica de alto falante
de 4", assim que resinar a peça com uma camada de manta, ache
o centro do volante e posicione o aro para que cole junto a resina.

Após a secagem retire o excesso com uma lixa grossa e aplique a
massa plástica. Secando a massa plástica lixe até dar acabamento
para poder fazer o revestimento em couro da peça.


Como mencionei antes o tamanho do emblema ficou grande, por
ser o que eu tinha no momento da execução do projeto, depois
consegui o pequeno, também de calota de gol original, então refiz o
centro.


Sexto Passo

Agora vamos para parte do circuito do controle do som, essa etapa
e muito demorada e cheia de detalhes para executar. Definindo o
aparelho que irá usar, consiga um controle reserva para efetuar as
modificações. Como mostra o desenho abaixou sei um micro relê
para cada micro chave do volante, por que na maioria dos
controles os negativos de botões de funções se unem, isso em
alguns casos ao selecionar as funções podem ocorrer alterações
de comandos invertidos, por isso aplique cada chaveamento de
relê para cada uma das funções.



Exemplo de ligação





Para alimentar os micro relê transformei o fio da buzina em +12v
pôs chave, isso também servirá para alimentar a iluminação das
teclas originais dos comandos, já o fio da buzina que ficou antes do
volante vamos resolver isto no próximo passo.


Ligação dos micro relê com cada chave de comando do volante.



Alimentação dos relê onde mostra +12V no desenho acima,
ligamos no pós chave através do fio que era da buzina.



Sétimo e último Passo


Para a função da buzina e também a utilização das outras teclas do
piloto, iremos precisar de um circuito RF ( rádio frequência )
receptor e transmissor.

Aqui vai uma dica boa de onde conseguir estes dois circuitos, para
que vamos reinventar a roda se ela já existe, compre um daqueles
carrinhos controle remoto que encontramos em banca de camelo,
com as funções de frente e ré, direita e esquerda, pronto agora
temos um receptor quatro canais e um transmissor, o custo sai em
torno de R$35,00.

No circuito receptor vamos colocar dois micro relê no lugar do
motor que vai pra traz e pra frente, e dois micro relê no lugar do
motor que vira pra direita e esquerda, Na entrada da alimentação
do circuito aplique um resistor de 330 ohms ou 220 ohms para
aguentar a tenção +12v. Já no circuito transmissor não precisa de
relê, pode ser usado direto o sinal de cada chave em relação ao
negativo, pois o controle também é por negativo a maioria deles, na
entrada da alimentação a mesma aplicação do resistor.



"Bom pessoal espero ter ajudado com essas dicas, a pessoa que
for executar o serviço tem que ter pelo menos uma noção de
eletrônica e elétrica de automóvel e paciência. Nos comentários,
perguntas e respostas abaixo no vídeo, da pra se tirar muitas dicas
de detalhes que talvez eu possa ter esquecido de postar aqui."



by minga

Um comentário:

  1. Olá Carlos Alberto "Mingau".
    Já tinha lido teu blog anteriormente, mas agora li todo o artigo sobre a montagem do volante do gol, e percebi uma pequena incoerência sobre a medida do alojamento da bucha no volante que o torneiro precisa fazer e deixar com uma interferência para sua correta fixação. Seria uma medida de interferência de 0,1mm e não de 1,0mm , para que ao aquecer haja a dilatação do volante e permita a montagem da bucha, e ao esfriar a bucha ficar fixada por interferência. Abraço. Heitor Cardoso. heitorcbc@yahoo.com.br

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